Seguidores

09/05/2011

A riqueza do Pantanal

A riqueza do Pantanal
A natureza faz repetir, anualmente, o espetáculo das cheias proporcionando ao Pantanal a renovação da fauna e flora local . Esse enorme volume de água, que praticamente cobre a região pantaneira, forma um verdadeiro mar de água doce onde milhares de peixes proliferam. Peixes pequenos servem de alimento a espécies maiores ou a aves e animais. Quando o período da vazante começa, uma grande quantidade de peixes fica retida em lagoas ou baías, não conseguindo retornar aos rios. Durante meses, aves e animais carnívoros (jacarés, ariranhas etc) têm, portanto, um farto banquete à sua disposição. As águas continuam baixando mais e mais e nas lagoas, agora bem rasas, peixes como o dourado, pacu e traíra podem ser apanhados com as mãos pelos homens. Aves grandes e pequenas são vistas planando sobre as águas, formando um espetáculo de grande beleza.









Aqui se encontra um dos biomas brasileiros mais ricos em vida aquática, e com animais que sofrem risco de desaparecer da face da terra, nos últimos anos a pecuária extensiva e as plantações de grãos vem ameaçando esse rico ecossistema. Localizado na centro oeste brasileiro o pantanal é onde nasce uma das mais importantes bacias hidrográficas do Brasil.
 Além de rico em vida animal, a vegetação do pantanal também é rica em espécies, pois esse biomaencontra-se em uma zona de transição entre a floresta amazônica 
e o cerrado.

Fonte: sites que fala do pantanal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqueles que passam por nós, nunca vão
só e nem nos deixam só. Sempre deixam
um pouco de si e levam um pouco de nós.

Postagens populares

PanTaneira

PanTaneira